7 dicas para curtir as férias de Julho sem dor de cabeça
7 dicas para curtir as férias de Julho sem dor de cabeça
maio 26, 2023 6:14 pm
As férias de julho estão chegando e muitas famílias já começam os preparativos para viajar. Independentemente do destino, praia ou campo, viagem de carro, de avião de ônibus ou de trem, alguns cuidados são fundamentais.
Afinal de contas, ninguém quer ter dor de cabeça nos dias de descanso, não é mesmo? Para evitar aborrecimentos, a Partiu Viajar preparou dicas infalíveis para você curtir as férias e aproveitar o merecido descanso.
Vai viajar de carro?
Parece óbvio, mas muita gente esquece do básico, que é fazer uma revisão. Procure um mecânico de confiança uma semana e fique atento aos seguintes itens:
- Freios
- Luzes (faróis, lanternas, setas)
- Óleo do motor
- Água
- Parabrisas
- Pneus
Na noite anterior à viagem, não esqueça de abastecer. Pode até ser esquisito falar isso, mas às vezes, na ansiedade pela férias, algumas pessoas acabam parando no meio da estrada sem combustível. Ah, e fique de olho quanto aos equipamentos de segurança das crianças, como cadeirinhas e suportes.
DOCUMENTAÇÃO PESSOAL E DO VEÍCULO
Verifique a validade da Carteira Nacional de Habilitação do condutor e a validade do Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV). Confira também se não há nenhum débito com os órgãos governamentais, como multas, IPVA, entre outras taxas.
VIAGENS DE AVIÃO, ÔNIBUS E TRENS
Fique de olho na documentação. Ninguém consegue viajar sem o documento de identidade (que precisa ter menos do que 10 anos) seja em um ônibus ou no avião.
De acordo com o Ministério de Turismo, para quem for embarcar com crianças de 0 a 12 anos em um avião, os pais e responsáveis devem se atentar aos seguintes documentos: certidão de nascimento (original ou cópia autenticada) ou documento de identificação com foto (RG ou passaporte) do menor. Além disso, os pais devem portar documento que comprove o parentesco. A regra vale também em caso de viagem com os avós, irmãos e tios
No caso de viagens realizadas por ônibus ou trens, os pais precisam prestar atenção ao seguinte: carteira de identidade dos responsáveis, RG ou certidão de nascimento do menor e autorização dos responsáveis. Esta última, só é necessária em caso de locomoção para outro estado e para menor de 16 anos. Se a criança ou o adolescente, menor de 16 anos, for viajar desacompanhado, é necessário autorização e documento de identificação. Se for maior de 16 anos, apenas um documento com foto é suficiente.
LEVE ÁGUA E COMIDINHAS NA BOLSA
Quem tem criança, sabe o sufoco que pode ser não ter comida ou água caso a viagem demore mais do que o previsto. Por isso, tenha sempre uma garrafa térmica com água fresca. Outra dica do blog é levar bolachinhas, barras de cereais, frutas frescas ou secas. Além de fáceis de carregar, podem ser uma mão na roda.
A MALA IDEAL
Tudo vai depender de qual será o destino. Praia? Campo? Cidade? Sempre é bom checar a temperatura do destino durante o período da estadia para ter uma noção. Seja como for, não esqueça casacos, roupas de banho, meias e roupas íntimas – o ideal é uma para cada dia. Para o restante, a conta é mais ou menos uma peça debaixo (shorts, calça, saia) para duas camisetas. Tente escolher cores parecidas para coordenar as peças. Pijamas, tênis e chinelos, independentemente do destino, também são obrigatórios.
ITENS DE HIGIENE E FARMÁCIA
Xampu, condicionador, sabonete, escova de dente, creme e fio dental, enxaguante bucal, protetor solar e repelente não podem faltar na necessaire. Creme hidratante para o corpo e um balm para os lábios são produtos que podem quebrar um galho nos dias mais secos ou depois de um dia sob o sol. Para a farmacinha, além dos medicamentos de uso contínuo, coloque antitérmico, analgésico, antialérgico, remédios para enjoos e até um regulador da flora intestinal.
CABOS DE CELULAR, TOMADAS E AFINS
Além do cabo e da tomada do celular, não leve carregadores de fone e de todos os equipamentos que pretende usar. Nossa dica é colocar em bolsinhas para não ficar espalhado ou correr o risco de quebrar. Um carregador portátil também pode ser uma boa ideia, já que, em viagens, as pessoas passam longos períodos sem ter como carregar os aparelhos. Inclua adaptadores e até uma extensão com várias fontes. Há quartos de hotéis ou casas com poucas tomadas e, assim, ninguém fica na mão.
No mais, aproveite e faça uma ótima viagem!
Gostou do conteúdo? Não acumule coisas, acumule momentos. Entre em contato conosco clicando aqui e comece a planejar sua próxima viagem!